Em 1878 o fazendeiro Policarpo Junior, em cumprimento a uma promessa feita a Nossa Senhora das Dores, doou seis alqueires da Fazenda Rio Manso, na divisa entre Minas e São Paulo, para a construção de uma capela.
Em 1897, por atritos entre os herdeiros da fazenda e os primeiros moradores, a capela foi transferida para as margens do Rio Sapucaí, onde fica hoje a Igreja Matriz. Residiam ali três colonos de sobrenome Gonçalves, que legaram o nome à capela, que ficou conhecida como Capelas das Dores dos Gonçalves.
Elevada a Distrito da Paz pelo Capitão Antônio Carlos, o pequeno povoado ganhou agência dos Correios e Cartório de Registro Civil. Em 1909 foi fundada a Lira Nossa Senhora da Dores, iniciando a tradição musical da cidade e que ainda hoje se mantém em atividade.
Gonçalves emancipou-se da cidade de Paraisópolis no ano de 1963.
Fotos: http://esporteclubegoncalves.com